A oportunidade de celebrar o ritual da Hagadá com os membros da comunidade. A festa da Páscoa é a festa da transmissão tradicional, é um momento de memória e meditação.
Há uma questão educativa e “um desafio de transmitir este texto tão antigo diante do qual alguns paradoxalmente se sentem desamparados. O rabino de Adath-Shalom explica assim o subtítulo de seu livro: as quatro faces encarnam os diferentes traços de caráter de cada pessoa que enfrenta o ensinamento do texto (o indiferente, o rebelde, o sábio e a criança “simples”).
O rabino Rivon Krygier gostaria de destacar duas características específicas deste texto que guarda memória. Por um lado, o aspecto altamente sagrado dos alimentos consumidos durante a recitação da Hagadá. Eles participam da “história”, especifica, e são “portadores de sentido”. Assim, ao consumirem a erva amarga, os participantes lembram-se da amargura da escravidão vivida por seus antepassados.
“A mensagem de libertação é universal”, declara Rivon Krygier, e expressa a “necessidade humana de emancipação. » Esta mensagem, que inspirou diretamente o Cristianismo, “é uma forma de manifestar a esperança judaica em escala universal”.
Rivon Krygier, nascido em 1957 em Bruxelas, é um rabino franco-belga Masorti.
Os pais de Rivon Krygier eram crianças escondidas durante a Segunda Guerra Mundial. Muito apegados ao Judaísmo, não podem ensinar-lhe o que não receberam. Rivon Krygier, portanto, voltou-se primeiro para o sionismo do movimento juvenil de esquerda Hachomer Hatzaïr, até sua aliá em 1977. Ele então começou a se interessar pela religião judaica. Estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém e no Instituto Ma’ayanot de Estudos Judaicos, dirigido pelo rabino ortodoxo francês Léon Ashkenazi (Manitou).
Ele é o primeiro rabino de língua francesa a se formar no Instituto Schechter de Estudos Judaicos, uma afiliada do Seminário Teológico Judaico da América.
Em 1991, tornou-se rabino da sinagoga Adath Shalom em Paris, a primeira comunidade Masorti (conservadora) na França.
Doutor pela Universidade Sorbonne em ciências religiosas (1996)2, participa ativamente no debate intelectual no seio do judaísmo francês, através das suas conferências e das suas publicações, nomeadamente no Institut Sèvres, no Collège des Bernardins, no College of Estudos Judaicos da Aliança Israelita Universal e no Centro Comunitário Judaico de Paris. Suas pesquisas e publicações são frequentemente dedicadas a questões de ética e teologia, bem como ao diálogo inter-religioso. Autor do texto acima Rivon Krygier, rabino da comunidade Adath-Shalom Masorti (Assembleia de Paz) em Paris, desde 1991
ADENDO EM VÍDEO A Hagadá em três etapas.
A música de abertura no Egito
O ritual sírio-egípcio com a mala de viagem
Ma nishtana ha layla haze para crianças
Abaixo segue um complemento de lindas fotos e o novo vídeo da nossa Grande Família